domingo, 16 de maio de 2010

Brincadeiras

Jogo de gavião

Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita: piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”.

O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa.

Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.

Jogo do peixe pacu

Como na brincadeira anterior, as crianças formam a corrente, enquanto alguém é escolhido para ser o pescador. A fila começa a se mexer, feito uma serpente e seus integrantes cantam waitá ma-ge lé ta-pe-wai (este é um pacu). O pescador corre ao longo da fila para tentar tocar o último jogador com uma vara ou um pedaço de pau, que representa a vara de pescar, enquanto as crianças que formam a corrente procuram impedir o seu objetivo.

Jogo dos patos marreca “wawin”

É uma brincadeira que simula a caça aos patos. Os participantes formam uma grande fila, cada um segurando o da frente, com os mais fortes puxando a fila. Estes saem correndo rápido, em ziguezague, de maneira que o extremo posterior da corrente se agita, fazendo os pequenos caírem com frequência. De repente, todos param, simulando o momento em que os patos entram na água. Um menino entre os maiores vira caçador e começa a disparar com as mãos nos patos (as crianças menores), fazendo tac-tac-tac. Um a um, os patos que são tocados com as mãos estendidas do caçador caem no chão, “mortos”, e levados com presas até que não sobre nenhum.


Telefone sem fio

Leve seus alunos para o pátio da escola ou realize a brincadeira dentro da sala, colocando-os sentados lado a lado com as pernas cruzadas. Diga uma mensagem para uma criança que estará na ponta. Esta criança deverá passar a mensagem para o ouvido do colega ao lado. A criança que recebeu a mensagem, deve passá-la, bem baixinho, de criança para criança, até chegar no último participante. Quando chegar no último, este deverá falar, em voz bem alta a mensagem que escutou.


Quem te chamou?

Coloque seus alunos sentados formando um círculo. Peça para um deles ficar de pé, no centro do círculo e vende os olhos com um pano. Gire a criança em torno de si mesma. Em seguida aponte para um aluno que está sentado e ele deverá chamar o nome do colega que está no centro. Pergunte: Quem te chamou? O aluno do centro deverá reconhecer, pela voz, o colega que o chamou. Caso reconheça, trocará de posição com o colega.



Macaquinho

Coloque seus alunos sentados formando um grande círculo. Escolha uma criança que deverá ficar fora do círculo e ocupar o centro de olhos fechados. Escolha outro aluno que está no círculo para ser o macaquinho. Ao ouvir o sinal, o aluno deverá começar a fazer mímicas, devendo ser imitado pelos colegas, sem deixar que o aluno do centro perceba quem ele é. O aluno deverá descobrir quem é o macaquinho. Caso consiga, escolha outro aluno para fazer o macaquinho.



Construindo pontes

Leve seus alunos para o pátio da escola e coloque-os dispostos em quatro fileiras com o mesmo número de crianças. Elas formarão duas pontes, ficando uma na frente da outra, com os corpos afastados, com os braços estendidos para o alto e de mãos dadas. Ao sinal, os dois últimos alunos começam a passar por baixo da ponte, sendo seguidos pelos outros colegas. Vence a ponte quem passar todas as crianças e construí-la novamente.



Atenção ao comando

Leve seus alunos para o pátio da escola e peça que todos fiquem de pé, lado alado, formando meia lua. Explique que dará alguns comandos e eles deverão cumprir, só quando tiver a palavra "atenção". Inicie a brincadeira tentando confundir as crianças: Todos sentados! Atenção! Mãos para frente! Atenção! Pular de um pé só! Mãos na cabeça! Levantar a perna! Atenção! Marchando!, e assim continua.



Faixa etária: 5 anos

Morto vivo

Coloque os alunos correndo num círculo. Fique no centro do círculo para dar os comandos da brincadeira. Ao falar "mudar", todos devem dar meia volta e correr na outra posição. Ao falar "morto", todos devem parar e deitar no chão bem quietos, ao falar "vivo" os alunos levantam depressa e recomeçam a correr. É uma brincadeira que precisa de espaço para se realizar.


Nadando no rio

Delimite no chão do pátio duas linhas, a uma distância de 30 cm uma da outra, que será o rio. Peça aos alunos que se posicionem em fila. Ao sinal, cada criança corre e pula para o outro lado da margem do rio. A criança que não conseguir pular, nadar e cair nas águas do rio é eliminado, ficando "molhado". Depois vá aumentando a largura do rio: 40 cm, 50 cm, etc.



Quem está com o anel?

Disponha os alunos arrumados em um círculo e todos de joelho segurando com as duas mãos um cordão que passa um anel por dentro. Escolha um aluno para ficar no centro do círculo. Enquanto todos cantam, o anel corre pelo cordão; o colega do centro terá que acompanhar o seu deslocamento. Quando a música parar, o anel deverá ficar escondido na mão onde parou. A criança do meio deverá dizer onde parou o anel. Se acertar, irá para o lugar dele, senão continua até acertar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário