quarta-feira, 12 de maio de 2010

A importancia do brincar

“Art.29º A educação infantil, primeiro etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, integral e social, complementando a ação da família e da comunidade.” (LDB n 9.396/96).
Sabemos que o brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, brincando a criança constrói seu conhecimento e satisfazem suas necessidades básicas. Os jogos são atividades que possibilitam educar e recrear ao mesmo tempo, sendo assim a criança desenvolve inúmeras habilidades relevantes aos aspectos de sua formação, firmando-se a autocontrole, segurança interna, relação interpessoal, de ser e estar com outros em atitude de aceitação, respeito e confiança. Associando jogos e brincadeiras a escola oferece oportunidade da criança desenvolver a aprendizagem, descobrir e inventar, elementos estes indispensáveis para a participação ativa no seu meio.
Quando a criança brinca ela interage com outras crianças e isso contribui no desenvolvimento humano, ela aprende ajudar, observar, respeitar, valorizar e principalmente a construir sua identidade adquirindo independência, confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

Entendemos, a partir dos princípios aqui expostos, a importância de contemplar jogos e brincadeiras como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, dessa forma a escola tornou-se um espaço para a criança construir e experimentar diferentes emoções, uma diversidade de jogos e brincadeiras foi desenvolvida com o objetivo de oferecer à criança a oportunidade de uma aprendizagem prazerosa e descontraída

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