quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sugestões de jogos

JOGO DA AMARELINHA-jogo ginástico infantil é dividido em casas numeradas em um diagrama desenhado no chão, jogam colocando uma pedra na primeira casa e ir saltando num pé através de todo o desenho e voltar. Passa a pedrinha para outra casa e assim sucessivamente. Perde a vez de jogar quem tocar o solo com os dois pés ou pisar na linha gráfica, desenvolvendo a atenção, coordenação, agilidade e o reconhecimento.

JOGO DE BOLICHE- usa-se uma bola pesada para derrubar uma série de pinos, garrafas numeradas podem ser substituídas, com o obetivo de despertar nas crianças o reconhecimento de números, quantidades, concentração, coordenação e o dominio da força ou resistencia fisica, dado que a perícia do jogador é o mais importante.

JOGO DE DARDOS- para jogar arremesse os dardos um de cada vez em um tabuleiro numerado e pendurado,marcando uma linha onde os jogadores deverão permanecer,esse jogo permite muita precisão, coordenação, atenção,e o reconhecimento de números,soma e comparação.

JOGO DE MEMÓRIA- o jogo consiste em encontrar figuras iguais no menor tempo possivel ou encontrando o maior número de figura será o vencendor, tambem é uma diversão e um excelente exercício para o cérebro.Na escola esse jogo é desenvolvido no laboratório de informática entre outras atividades,contos,desenhos e atividades sistematizadas.

JOGO DE DOMINÓ-na dupla começa o jogo quem sortear a maior pedra,o objetivo é baixar todas as peças primeiro,a criança se diverte,constróe regras,socializa e desenvolve a atenção e o racíocinio.

JOGO DA VELHA-joga-se em duplas em um tabuleiro formado por três colunas e três riscos,os jogadores marcam alternadamente com o objetivo de completar uma coluna primeiro com figuras iguais é necessario muita atenção e concentração.

JOGO DE ARGOLA-ele pode ser confeccionado por pinos e argolas de diferentes materias:garrafas,madeiras.A concentração,atenção e a precisão são fundamentais para a criança conquistar seus objetivos.

JOGAR BOLA-a bola é um recurso muito utilizado porque permite o desenvolvimento de inúmeras atividades recreativas:futebol,basquete,queimada,etc. e também a prática do trabalho em equipe e o movimento corporal.

PULAR CORDA-a corda pode ser utilizada de diversas maneiras para diversão da criançada,porém a mais conhecida é quando duas crianças batem a corda para outra pular,desenvolvendo a percepção, coordenação, atenção e agilidade.

BRINQUEDOTECA-brincar é a atividade infantil que promove o desenvolvimento intelectual e social, cognitivo, afetivo e psicomotor, quando a criança brinca fica em contato com o fictício, a imaginação e a criatividade,brincando ela interage e socializa com outras crianças. Por isso o brincar faz parte da rotina da escola e a brinquedoteca é o espaço que as crianças têm para se divertirem e construírem sua identidade, lá elas também aprendem a importância do cuidado e da valorização.

BRINCADEIRAS CANTADAS- a brincadeira cantada permite o desenvolvimento da linguagem oral, ritmo, repasse de saberes culturais as novas gerações e a associação da sonoridade e gestos. Ela acontece nos trabalhos de sala de aula e na sala de leitura através de músicas de roda, trava-língua, versinhos, poesias,cantos de leitura,histórias,etc.

PARQUINHO DE DIVERSÕES- espaço que a criança tem para extravasar suas energias. Através das situações que elas criam sozinhas ou com coleguinhas elas tentam entender o mundo em que vivem e nos parquinhos elas também criam e instituem suas próprias regras.
Os atos de pular, correr e movimentar nos brinquedos de um parquinho favorece a resistência, o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, motoras, físicas e mentais e também a descoberta das dimensões de suas capacidades reais e superação de limites.

CUIDADOS COM A CRIANÇA - para que a criança tenha disposição nos jogos e brincadeiras elas recebem todo o cuidado necessário para seu desenvolvimento: alimentação saudável, descanso, passeio ao ar livre, higienização pessoal, recreação e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário